Os postos de pesagem de veículos nas rodovias federais precisam passar por um sistema de aperfeiçoamento, que possa medir o peso dos caminhões de forma automática, segura e sem a necessidade de parar os veículos.

Para trazer mais segurança e competitividade para os setores de transporte o que inclui também as concessionárias, usuários e órgãos de fiscalização, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a norma NBR ISO 15638-20, sobre pesagem de caminhões e outros veículos de carga em movimento.

O objetivo da norma é determinar especificações para sistemas de pesagem embarcada e em movimento (Weight in Motion) em rodovias.

A pesagem de caminhões em movimento pretende otimizar o trabalho das vistorias, pois não será mais preciso que os caminhões façam as paradas obrigatórias nas balanças rodoviárias, além de mais assertividade para identificar danos pela carga

O que é pesagem em movimento?

O sistema de pesagem em movimento que envolverá sensores, câmeras, escâneres, sistema de monitoramento por radiofrequência (RFID), entre outros no momento está em processo de testagem, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem o objetivo de implantar em 180 pontos de rodovias.

Esse sistema de pesagem em movimento também chamado de- “WEIGH-INMOTION” (WIM) é capaz de estimar o peso total de um veículo além de que parte desse peso é suportada por cada eixo ou grupo de eixos do veículo.

Uma das grandes vantagens desse sistema é não precisar parar o veículo evitando assim

insuflar a capacidade operacional dos postos de pesagem.

Os sistemas de pesagem em movimento (Weigh-In-Motion – WIM) têm sido estudados em várias partes do mundo, em especial na Europa e nos Estados Unidos e no Brasil, essa norma vigente faz parte de uma série de 24 documentos internacionais adotados no Brasil pelo Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego.

Vantagens do sistema de pesagem em movimento

O atual modelo de pesagem rodoviária tem um custo muito alto para o sistema operacional rodoviário.

Dessa forma, ao adotar um modelo mais moderno de pesagem em movimento com técnicas mais atuais e menos onerosas, poderá trazer mais segurança e eficiência de operação.

O uso de sistema de pesagem em movimento, no modelo HS-WIM (High Speed Weigh in Motion) ainda precisa ser normatizado e regulamentado para que possa funcionar como uma ferramenta eficaz de fiscalização nas estradas.

A seguir separamos algumas vantagens desse sistema.

  1. Um novo sistema de pesagem mais moderno e com componentes eletrônicos;
  2. identificar a porcentagem dos veículos comerciais;
  3. A fiscalização é feita com pouca intervenção ao tráfego da rodovia;
  4. O sistema de pesagem em movimento garante menos impacto e melhor precisão nas medidas.
  5. Permite a coleta contínua de dados fornecendo informações sobre o veículo, velocidade de operação e o peso.

Enfim, o sistema de pesagem em movimento lançado no fim do ano passado é uma alternativa eficiente para a pesagem de veículos na estrada. São sistemas com baixa participação humana e máxima eficácia para o peso automático de veículos em movimento  vale destacar que a multa

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